top of page
Foto do escritorGerência de Comunicação

FADE renova habilitações para realizar eventos e arbitragem no âmbito do esporte escolar

A Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) recebeu da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), nesta terça-feira, dia 30, as habilitações que reconhecem a entidade acreana como a única e exclusiva organização com capacidade técnica para a realização de competições escolares no âmbito do Estado do Acre. A documentação foi assinada pelo presidente da CBDE, e vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF), Antônio Hora Filho.

 

A habilitação emitida pela CBDE destaca que a FADE é reconhecida como única e exclusiva entidade que pode realizar a “prestação de serviços de arbitragem esportiva, no âmbito escolar, em modalidades coletivas e individuais” e que, igualmente, é a única a ter, no Acre, “qualificação técnica para gerir competições de natureza escolar de qualquer modalidade esportiva”, frisa a confederação brasileira.

 

A CBDE destacou também que o reconhecimento da FADE está baseado na Lei 9.615 de 24 de março de 1998, entendendo a FADE como a Entidade Regional de Administração do Desporto Escolar. Desta forma, apenas as competições realizadas ou com resultados homologados pela FADE serão reconhecidos pela CBDE ou, ainda, pela Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF), ou demais entidades às quais a Confederação Brasileira está filiada.


Certificações garantem participação do Acre em eventos nacionais e internacionais | Foto: Helder Freire / FADE

O diretor-presidente da FADE, João Renato Jácome, que está à frente da entidade desde novembro de 2022, comemorou o reconhecimento anual da federação estadual como administradora do setor junto à CBDE. “É extremamente valiosa esse tipo de habilitação, de reconhecimento. Mostra que estamos cumprindo nossas obrigações perante o poder público, à comunidade do desporto escolar acreano, e também à nossa Confederação-Mãe”, frisa.

 

A observação de João Renato Jácome vai de encontro com o que a própria legislação determina: é preciso ter regularidade contábil, fiscal, administrativa e documental junto ao Poder Público. Atualmente, a FADE possui todas as certidões negativas, tanto em âmbito municipal, quando estadual e federal.


“Não estamos fazendo nenhum favor, é a nossa obrigação enquanto gestor da Entidade. Isso é motivo de alegria, e mostra que estamos agindo com muita transparência e garantindo, a cada dia mais, o controle social da nossa entidade, publicando atos no site oficial, divulgando competições, realizando processo seletivo para contratação de pessoa, chamamento para os árbitros, enfim, gerindo bem a entidade, sempre ouvindo e dialogando com as partes envolvidas”, completa o diretor-presidente da FADE.


Em 2023 realizou, pela primeira vez, a fase municipal dos Jogos Escolares de Cruzeiro do Sul, a maior edição da história, e supervisionou tecnicamente a fase estadual dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizada pelo Governo do Acre. Além disso, com o Open de Desporto Escolar, que teve três etapas, reunindo 16 modalidades, alcançou mais de 6,7 mil estudantes-atletas e quase 100 professores-técnicos, de 76 instituições de ensino de 18 municípios do Acre.

Comments


bottom of page